Ação de Cidadania aborda Inteligência Artificial e Participação Feminina na Política
A Escola Judiciária Eleitoral realizou, na manhã desta quinta-feira (20/2), ação de cidadania na Escola Marista Champagnat Teresina, responsável pela educação integral gratuita a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica promovendo, dessa forma, maior aproximação da Justiça Eleitoral com a sociedade.
O evento contou com a participação dos estudantes do ensino médio, docentes, servidoras da Escola Judiciária Eleitoral, do Serviço de Imprensa e polícia judicial do TRE-PI.
O juiz federal membro do TRE-PI e diretor da EJE, Nazareno César Moreira Reis, abordou o assunto: Democracia Digital - A Inteligência Artificial e sua influência no voto.
A ação de cidadania contou, também, com a presença da juíza de Direito e integrante da Corte Eleitoral, Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio, que ministrou palestra com o tema: Participação Feminina na Política.
Os estudantes receberam a Cartilha Diálogos sobre Cidadania - Voto Consciente e Democracia da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PI com informações sobre democracia, cidadania, direitos e deveres dos eleitores, incentivo ao voto consciente, canais de denúncia dos crimes eleitorais, documentários do TSE.
O Tribunal Regional Eleitoral disponibilizou urnas de treinamento para essa ocasião reforçando a credibilidade do processo eleitoral.
Trata-se de ação inserta no eixo cidadania que tem como objetivo precípuo contribuir para o fortalecimento da democracia a partir de ações socioeducativas que possibilitem a conscientização da sociedade a respeito da participação na vida política e no processo eleitoral brasileiro. Neste eixo, o foco de atuação é o cidadão, sobretudo aqueles que estão iniciando a vivência político-democrática. Por isso, as estratégias de atuação do eixo cidadania devem priorizar jovens que estão iniciando a vida política e os agentes políticos.
Fonte: Escola Judiciária - EJE/TRE-PI
Fotos: Keity Coimbra - IMCOS/TRE-PI